terça-feira, 22 de julho de 2014

Los lunes al sol (2002)


- Drama/Comédia
- Fernando León de Aranoa
- 113 minutos

ATENÇÃO: Esta review contém revelações sobre o tema/desenrolar do filme

Tendo a Galiza como pano de fundo, Los lunes al sol mostra-nos o dia-a-dia de um grupo de homens afectados pelo encerramento de um estaleiro naval e as diferentes formas de lidarem com essa situação.

O filme, com uma forte componente de representação social e económica, apega-nos pela forma empática e realista como conjuga momentos de confraternização e boa disposição com os dramas pessoais de cada um dos protagonistas. Fernando León de Aranoa, o realizador, consegue transmitir da melhor forma a angústia e o desespero que o desemprego provoca mas também como a união e camaradagem existentes podem ajudar a minimizar esses efeitos nefastos.



Ao longo dos bem rentabilizados 113 minutos de filme, temos a oportunidade de assistir a Javier Bardem com uma interpretação de forte presença num elenco que demonstra uma qualidade bastante razoável. A realização e banda sonora são outros dos aspectos onde o nível está acima da média, dando um importante contributo à atmosferda pretendida.

Los lunes al sol foi o grande destaque nos Prémios Goya de 2003 (com 5 prémios), tendo também sido o escolhido da Real Academia de Cine Español para representar o país no prémio de Melhor Filme Estrangeiro nos Oscares de 2003.

Classificação: 8/10

Sem comentários:

Enviar um comentário