domingo, 20 de julho de 2014

Calvary (2014)

Calvary
Drama
Calvary é um bom filme. Primeiramente o que é mais cativante é o plot. O plot é o de que um padre, aquando das confissões, recebe o aviso que será morto no dia de domingo. Ele terá, então, que descobrir quem o quer matar.
E não basta ter que descobrir quem quer fazer tamanha barbaridade mas sim, também, aprender a conviver com a morte vindoura. E aí somos presenteados com uma evolução da personagem nesta introspeção que vai operando.

Relativamente ao restante, o humor britânico é qualquer coisa. Não é forçado, é subtil, e neste caso andou ali pelo humor negro também. Arranca risos com relativa facilidade.

A fotografia também é boa, o ambiente que rodeia a história é lindo, são nos oferecidos imensos planos no decorrer do filme, planos esses de qualidade que contextualizam toda a acção.

Dar o devido mérito à interpretação de Brendan Gleeson. Quando se interpretam papéis tão 'normais', onde a exuberância não é um requisito, a tarefa nem sempre é fácil. Tonar uma personagens desta credível é sempre complicado mas ele conseguiu.

Relativamente à banda sonora, é a primeira vez que me recordo de ver um filme onde os diálogos são propositadamente acompanhados de puro silêncio. Não há qualquer melodia. Isto em grande parte do filme. E o resultado é bom, eu gostei. E quando, de facto, a banda sonora se faz presente, também tem a sua qualidade.

Concluindo, este é um dos melhores filmes de 2014, até ver. Plot, fotografia, interpretação da main character, tudo com qualidade.

Classificação: 8/10

Sem comentários:

Enviar um comentário