terça-feira, 29 de julho de 2014

Delicatessen (1991)


- Comédia/Fantasia
- Jean-Pierre Jeunet e Marc Caro
- 99 minutos

ATENÇÃO: Esta review contém revelações sobre o tema/desenrolar do filme

Surreal, inventivo, original, satírico. Estes são alguns dos argumentos que servem para classificar Delicatessen, filme francês que uniu Marc Caro e Jean-Pierre Jeunet (realizador de Le fabuleux destin d'Amélie Poulain) e constituiu uma homenagem a Terry Gilliam.

O filme acontece num ambiente fantasioso e pós-apocalíptico em que a falta de comida é um dos grandes problemas e centra-se num prédio onde partimos à descoberta dos mais estranhos (e engraçados) acontecimentos, ao mesmo tempo que vamos conhecendo os vários inquilinos e as suas diferentes e bem definidas idiossincrasias. O humor negro e a sátira revelam-se em várias cenas. Assim, Delicatessen não nos deixa aborrecidos em cada um dos 99 minutos de duração.


Para além da originalidade e qualidade na construção do argumento, o filme possui uma boa qualidade ao nível de todas as interpretações, que, sem excepção, conseguem emprestar uma vincada presença às suas personagens. A realização é outros dos pontos fortes do filme, com um ambiente dark e estilizado, que alguns comparam ao de Terry Gilliam em Brazil. A banda sonora presenteia-nos com o habitual toque melódico francês mas também com a improvável reunião de camas, violoncelos e tricô na criação de um cómico momento musical.

Agraciado com 4 galardões nos César de 1992, Delicatessen é definitivamente um filme a não perder por parte de todos os que gostam de sátira e crítica mordaz.

Veja a hilariante cena musical:

Classificação: 8,5/10

Sem comentários:

Enviar um comentário