- Drama/Crime
- Götz Spielmann
- 121 minutos
- Götz Spielmann
- 121 minutos
ATENÇÃO: Esta review contém revelações sobre o tema/desenrolar do filme
Revanche é uma história de erros e segredos, de arrependimento e redenção que nos transporta durante 2 horas para o ambiente rural e urbano da Áustria. Um homicídio e suas consequências abre caminho para um filme que nos apela ao moralismo.
Spielmann atinge, com este filme, o seu trabalho mais reconhecido. Para tal, o realizador austríaco apresenta-nos uma atmosfera ambígua que ajuda a modelar os diferentes ritmos presentes, com a ajuda de uma realização (tipicamente europeia) distinta e de boa qualidade técnica e artística. As interpretações, constituídas por actores pouco conhecidos, não atingem um nível de elevado calibre mas suportam bem a história a desenrolar.
No plano argumentativo, creio que faltou apenas dar um rumo diferente ao epílogo. Se, por um lado, Spielmann apela-nos ao perdão e compreensão na redenção de um criminoso que procura uma vingança, por outro falhou em "oferecer" a liberdade a alguém que cometeu um crime e, ainda que se analisem todas as circunstâncias, merece ser punida, dando uma conclusão ao processo de moralização que coloca no filme. À parte disso, estamos perante um script dinâmico e bem trabalhado.
Para além de várias nomeações e prémios em festivais de cinema europeus e norte-americanos, Revanche foi a escolha austríaca para Melhor Filme Estrangeiros nos Oscares de 2009.
Classificação: 7,5/10
Classificação: 7,5/10
Sem comentários:
Enviar um comentário