- Realizador: Krzysztof Kieslowski
- Argumento: Krzysztof Kieslowski e Krzysztof Piesiewicz
- Duração: 86 Min
Hoje trago-vos a história de Tomek, um jovem de 19 anos, que está apaixonado por Magda, uma mulher na casa dos 30, que vive no prédio do outro lado da rua. Tomek desenvolve os seus sentimentos por Magda atráves da prática de voyeurismo, apartir da janela do seu quarto. O que provavelmente começou como uma mera brincadeira ou um passatempo transformou-se numa obsessão, levando o jovem a todos os dias meter o despertador para a hora de chegada de Magda, passando de imediato a iniciar o ritual de invasão da privacidade através de um telescópio.
Engane-se quem pense que a atração de Tomek por Magda é puramente sexual. Tomek parece mais interessado em fantasiar uma relação de amor e compromisso com Magda do que na componente erótica.
O argumento está muito bem conseguido, pois consegue mostrar com realismo e extrema sensibilidade diferentes visões, perspectivas e sentimentos em redor da temática do amor, ao mesmo tempo que transporta o espectador para uma atmosfera melancólica e distante.
A realização, de grande nível, focando-se quase em absoluto nas reações e tranformações das personagens, relegando o espaço para segundo plano, incita à empatia, tanto cognitiva como afetiva, do espectador pela situação dos protagonistas.
O acting encontra-se igualmente em bom plano, com os protagonistas a conduzirem o filme com uma forte presença.
A banda sonora é agradável, contribuindo com belas melodias, embora pouco presente.
Em 86 minutos muito bem aproveitados Krzysztof Kieslowski apresenta-nos uma história aonde o belo e o trágico andam lado a lado. Um filme realístico que demonstra que as experiências do passado e as crenças inocentes têm uma enorme relevância no presente.
Boa sessão.
Sem comentários:
Enviar um comentário