Maleficent
Action, Adventure, Family
Esta análise contém spoilers
O filme é uma espécie de esclarecimento da Bela Adormecida. O que afinal se passou na vida daquela personagem, como aconteceu e o que aconteceu?
Maleficent visa mostrar o ponto de vista da fada de seu nome... Maleficent. O que é que a tornou má?
Acontece que ao crescer, Maleficent fez-se amiga de Stefan. Stefan, em criança rouba-lhe um beijo do verdadeiro amor. Mais tarde, rouba-lhe as asas, sob forma a ser ele o sucessor ao trono do rei.
É nesta traição que brota em Maleficent o sentimento de traição, ódio e malvadez. E é quando nasce a filha de Stefan, Aurora, a fada num gesto de vingança vai ao encontro da recém-nascida, quando se celebrava o seu nascimento e lança sobre ela o famoso feitiço. Que até aos 16 anos, esta iria ferir o dedo numa agulha e cair num sono profundo e que apenas o beijo do verdadeiro amor poderia quebrar a maldição.
Acontece que dias antes do seu 16º aniversário, Aurora descobre tudo o que lhe aconteceu e decide regressar ao castelo. Eventualmente, ela acaba por se ferir na agulha e cai num sono profundo.
Ora, aqui está a parte que eu não gostei. O príncipe é levado por Maleficent ao castelo, para que este a beijasse. Foi o que aconteceu e ela não acordou. Maleficent, com remorsos, chora e lamenta-se à jovem o seu arrependimento pela a maldição que lhe lançara. E nisto, beija-a na testa e esta acorda. Era este o verdadeiro amor e o respetivo beijo.
Isto é um plot twist brutal, o fim poderia ter sido este. Mas não. Maleficent ainda perde uns quantos minutos, junto com Diaval, o seu servo, a defrontar o rei e os seus soldados que há muito preparavam uma investida.
Na melhor das hipóteses, invertia-se a sequência de eventos e mudava-se o plot. O príncipe ia ao castelo, beijava-a e nada acontecia. Maleficent defrontava o rei e os soldados e ia ao encontro e Aurora e beijava-a e esta acordava e seria um final muito melhor.
Para mim faria mais sentido desta forma, perdeu-se um twist fantástico em cenas de acção que, pronto, não trazem nada de novo.
O acting da Angelina é bom, em tão pouco diz tanto. É a sua expressividade que trata de transmitir a mensagem que ela pretende. Aquela cara de poucos amigos, uma expressão intensa. Adorei vê-la neste papel. Ela é sem dúvida a fada má.
A fotografia e efeitos especiais estão muito bons, assim como a banda sonora.
Em jeito de conclusão, apesar de querer uma sequência de eventos diferente, é a história em si que está muito boa, assim como filme num todo. É recomendável para todos.
Classificação: 8/10
Sem comentários:
Enviar um comentário